sábado, 13 de outubro de 2012

Dia da Resistência Indígena ao som do punk





Em 12 de outubro, o Brasil celebra o feriado de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. Nos países vizinhos hoje é o dia da Resistência Indígena. O feriado inicialmente se chamava Día de La Raza, e surgiu para comemorar a descoberta espanhola e a herança hispânica, mas com o tempo os países foram refletindo sobre a simbologia da data e foram trocando o nome do feriado. Atualmente muitos celebram esse dia como Resistência Indígena para reforçar o legado cultural e de luta indígena.
Para refletir sobre essa data, ressaltando seu espírito combativo nada melhor que um bom punk rock da banda chilena Los Miserables, que surgiu com o objetivo inicial de protestar contra a ditadura Pinochet.
O vídeo a seguir é uma versão de uma música de Violeta Parra, maior folclorista chilena, onde fazem uma homenagem ao povo Mapuche. Essa etnia vive em parte do território argentino e chileno, ao longo de sua história tiveram grandes vitórias frente aos conquistadores espanhóis, conseguindo manter por mais de um século a autonomia de suas terras, mas que tem sido violentamente reprimidos, nos últimos anos, no Chile, até mesmo com a criminalização de seus movimentos de resistência. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário