Estilos

Albazo - é um estilo musical das serras do Equador, de origem indígena e mestiça, tem um ritmo alegre e esta normalmente associado a bandas chamadas de "Bandas de Pueblo" que percorem as ruas durante as festividades. Temas como "Desdichas", "Avecilla", "Taita salasaca", "Triste me voy", "Se va mi vida" e "Esta guitarra vieja" representam este gênero musical que tem como maior exponente a equatoriana Paulina Tamayo. (fonte: wikipédia)

Bachata - é um ritmo musical e uma dança originários nas favelas da República Dominicana na década de 60. Considera-se um híbrido do bolero (sobre tudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo o cha-cha-cha e o tango. Os principais cantores/grupos de bachata são Thalía, Aventura, Toby Love e Juan Luis Guerra, além de outros como Monchy y Alexandra, Zacarías Ferreira, Fran Reyes, Elvis Martines, Luis Miguel del Amargue, Joe Veras, Xtream, Prince royce. (fonte: Wikipédia)

Bambuco - é um ritmo típico colombiano herdado dos quechuas, pode-se cantar, tocar e interpretar instrumentalmente. Teve origem na Região Andina Colombiana. Nasceu da mistura de várias danças como resultado da mestiçagem racial que teve lugar no continente logo à chegada dos espanhóis. Seus principais interpretes são Silva y Villalba, Garzon y Collazos, Los Patuma, HeKeIsDa, Zabala y Barrera, e Grupo Remanseros. (Fonte: Wikipédia)

Blues - é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental[1]. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela. (fonte: Wikipédia)

Bolero - é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. De origem Cubana tornou-se mais conhecido como canção romântica mexicana, sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e de ritmo mais lento. Tem tradição nos seguintes países: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil. (fonte: Wikipédia)

Bomba - é um gênero musical e de dançaafro-portoriquenha. Se acredita que foi levada pelos escravos que chegaram das Antilhas Francesas vindo da costa oeste da África. A bomba tem mais de vinte ritmos e tradicionalmente vem acompanhado de uma dança onde o percusionista tenta seguir os passos improvisados do dançarino. Os principais expoentes são Son del Batey, Los Hermanos Ayala, Majestad Negra,La Familia Cepeda, Paracumbe e exola de bomba do municipio de Mayagüez. (fonte: Wikipédia)

Bossa Nova - é uma derivação do samba e com forte influência do jazz bossa nova é um movimento da música popular brasileira do final dos ano 50 lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo , um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim. (fonte: Wikipédia)

Calipso - é originário de Trinidad, a partir da trama de tambores daquela região, durante as manifestações populares, principalmente durante o carnaval caribenho. As raízes dessa música remetem à chegada dos escravos africanos, que, não podendo conversar uns com os outros, comunicavam-se pela música. No final do século XX, o Calipso passou a fazer sucesso de diversas formas no mundo inteiro, criando versões totalmente diferentes. Em Moçambique o Calipso também recebeu influências afro-portuguesas. No Brasil é chamado de calipso (com "I"), porém calypso se refere a um estilo musical específico do Pará, mas que estilisticamente leva poucas influências do calipso original. Os calypsonians mais importantes do século XX são Lord Kitchener (músico); Roaring Lion, Lord Invader, Mighty Sparrow (em Trinidad y Tobago); The Talbot brothers (de Bermuda); Lord Cobra, Lord Kitty, Lord Panama e Lord Byron Downing (no Panamá); e Walter Ferguson (panamenho nacionalizado costarricense). (fonte: Wikipédia)

Candombe - tem um papel significativo na cultura do Uruguai dos últimos duzentos anos, foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. E uma manifestação cultural originada a partir da chegada dos escravos da África. En menor medida , tem manifestações de Candombe no Brasil e Argentina. Na Argentina pode ser encontrado , em Buenos Aires, Santa Fe, Paraná, Salta e Corrientes. No Brasil ainda mantém seu caráter religioso e vemo-lo no Estado de Minas Gerais.

Caribó - é uma dança indígena, pertencente ao folclore amazônico, que é uma das principais fontes rítmicas da lambada. Na forma tradicional, o carimbó é acompanhado por tambores de tronco de árvores afinados a fogo. Atualmente o carimbó tem como característica ser mais solto e sensual, com muitos giros e movimentos onde a mulher tenta cobrir o homem com a saia. (fonte: Wikipédia)

Chacarera - é uma dança e música populares originárias do sul da Bolívia e noroeste da Argentina dançada já desde o século XIX. A música toca-se geralmente com violão, violino, acordeon e bombo "legüero". Antes mesmo de existirem a Bolívia e Argentina, como repúblicas que hoje conhecemos, a chacarera já era dançada nas fazendas do Chaco (região de mais de 800.000 km²) no início do século XVIII durante a conquista da Coroa Espanhola, na época colonial. (fonte: Wikipédia)

Chá-chá-chá - é um estilo de música originário de Cuba, sobre o qual se constrói a dança cha-cha-cha. É considerada uma derivação do mambo. Desde sua concepção, a música do cha-cha-cha tem um simbólico relacionamento com os passos de dança, criados para o ritmo. O nome é onomatopéico, derivado do som ritmado do güiro (reco-reco) e dos pés dos dançarinos ao arrastá-los no chão O estilo se tornou independente, com características próprias de música e dança. (fonte: Wikipédia)

Chamamé - é um gênero musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai e em vários locais do Brasil (i.e. nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul) e em outros países. Em sua origem se integram raízes culturais dos povos indígenas guaranis, dos exploradores espanhóis e até de imigrantes italianos. Na Argentina, o chamamé é dançado em compasso ternário, ou seja o chamamé valsado, na língua indígena guarani, chamamé quer dizer improvisação. (fonte: Wikipédia)

Champeta - é um gênero musical de origem autonoma e local das zonas afrodescendentes dos bairros da cidade colombiana de Cartagena de Indias, vinculado com a cultura do Munícipio San Basilio de Palenque e influenciado por gêneros de colonias euro-africanas, assim como do continente africano. Os principais expoentes são “El Sayayín" (Jhon Jairo Sayas), “Mr. Black” (Edwin Antequera), “El Afinaito” (Sergio Liñan), “Álvaro El Bárbaro” (Álvaro Zapata), Elio Boom (Francisco Corrales), "El Intelectual" e Viviano Torres, entre outros. (fonte: Wikipédia)

Choro - tido como a primeira música popular urbana típica do Brasil, o choro nasceu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Até hoje é muito executado tanto por grupos tradicionais, como as rodas de choro e regionais, quanto por músicos de outras origens. O choro não se caracteriza por um ritmo específico, mas pela maneira de se tocar solta e sincopada, repleta de ornamentos e improvisações. Assim, é muito vasta a gama de ritmos nos quais se baseiam os compositores de choro. Dentre os principais ritmos utilizados, pode-se citar o maxixe, o samba, a polca e a valsa, dando origem, assim, ao ‘’samba-choro’’, à ‘’polca-choro’’ e à ‘’valsa-choro’’ (com relação ao maxixe, não é utilizada a expressão “maxixe-choro”, mas apenas ‘’maxixe’’). Além disso, há choros de andamento rápido e choros mais lentos (apelidados "varandões"). (fonte: Wikipédia)

Conga - é uma dança popular cubana de origem africana que tem um ritmo sincopado e se acompanha com tambores. Serve de acompanhamento para os ritmos carnavalescos e se originou nas festividades dos escravos negros. Durante a década de 1930, se converteu em uma dança de salão. (fonte: Wikipédia)

Corrido - é uma forma musical e literária popular mexicana. Derivado ao longo do s´culo XVIII do "Romance", entre outras formas populares trazidas da Europa, em sua forma mais conhecida consiste de: uma saudação e apresentação do cantor e prólogo da história; desenvolvimento do episódio; moral e despedida do cantor; devendo ter de oito a mais silabas. Os corridos são quase de geração esponânea, criações ingenuas, populares de autores anonimos. São no mais formas cantáveis. Em quase todos os povoados do México se cantam corridos ao som de violas. (fonte: Wikipédia)

Cueca - é uma dança de pares soltos, é reconhecida como dança tradicional por varios países como Argentina, Bolivia, Chile e Perú, com distintas variantes tanto no ritmo como na coreografía dos movimentos, desde a cueca chuquisaqueña, que é a mais regorosa e valseada, até a cuencas argentinas e chilenas que são mais rápidas e saltadas.(fonte: Wikipédia)

Cumbia - é a música típica nacional da Colômbia e Panamá. De início, surgiu nos guetos das grandes cidades colombianas, sendo que até hoje é uma categoria popular da música. O ritmo se disseminou por todos ou quase todos países falantes do castelhano na América Latina. Atualmente é considerado o ritmo musical mais popular da Argentina e de outros países vizinhos.(fonte: Wikipédia)

Currulao - é um ritmo músical folclórico colombiano autóctone da região pacífica. Sua origem esta estreitamente relacionado com a cultura negra da região. A palavra currulao faz alusão ao palavra "Cununao" que por sua vez refere-se aos tambores de origem africana que tem um papael fundamental dentro do folclore desta região. (fonte: Wikipédia)

Fandango - é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, mi menor). (fonte: Wikipédia)

Folclórica - segundo a etimologia do termo adotada no século XIX, era a música feita pela sabedoria popular ("folk lore"). A denominaçāo indicava especialmente a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da alta cultura urbana. (fonte: Wikipédia)

Forró - é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante a imprecisão do termo, não existe consenso quanto a definição musical do forró como estilo musical, sendo geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais daquela região,como baião, a quadrilha, o xaxado, que tem influências holandesas e o xote, que veio de Portugal. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. (fonte: Wikipédia)

Frevo - é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. (fonte: Wikipédia)

Funk - é um gênero musical que se originou na segunda metade da década de 60 quando músicos afro-americanos, misturando soul, jazz e R&B, criaram uma nova forma de música rítmica e dançante. O Funk tira o ênfase da melodia e da harmonia e traz um groove rítmico forte de baixo elétrico e bateria no fundo. Músicas de Funk são comumente baseadas em um acorde apenas, distinguindo-se das músicas de R&B, que são centradas nas progressões de acordes. (fonte: Wikipédia)

Guajira - (termo que significa campesino) é um gênero musical originário da região oriental de Cuba, de tema campesino. Se bem tem suas origens nas Canarias, la tradição atribue a paternidade deste gênero a Jorge Ankerman (Havana, 1877 - 1941) por sua composição El arroyo que murmura. (fonte: Wikipédia)

Guarania - é um gênero musical de origem paraguaia, em andamento lento, geralmente em tom menor. Foi criada em Assunção pelo músico José Asunción Flores, em 1925. Flores fez uso de ritmos e melodias lentos e melancólicos para as canções. Em algumas delas, se deduz a natureza heróica do povo paraguaio. A primeira foi guarânia uma versão lenta da polca paraguaia Ma'erápa Reikuaase. (fonte: Wikipédia)

Habanera - cujo nome deriva da cidade de onde é oriunda (La Habana, em espanhol), foi a primeira música genuinamente afro-latino-americana, que foi levada de Cuba para salões europeus por volta do século XVII. Foi sofrendo alterações em sua estrutura básica devido aos arranjos que lhe deram os músicos da Europa e assim, alterada, voltou às Américas através dos imigrantes portugueses e espanhóis. É uma música de compasso binário, com o primeiro tempo fortemente acentuado, com uma curta introdução seguida de duas partes de oito compassos cada uma, com modulação do tom crescente. Da habanera derivam diversos ritmos como o maxixe brasileiro e o tango argentino. Também deu origem ao vanerão dos gaúchos. É uma dança que foi também, algumas vezes, aproveitada no repertório erudito, sendo o exemplo mais famoso a habanera da ópera Carmen, de Georges Bizet. (fonte: Wikipédia)

Harawi - é um antigo e tradicional gênero de Música Andina e também de poesia lírica indigena. Harawi foi generalizada no Império Inca e hoje é presente especialmente nos países que faziam parte do mesmo (Perú, Bolívia, Equador, Chile e Argentina). Normalmente, Harawi é um mal-humorado, canção com alma lenta e melódica ou melodia tocada no quena (flauta). As palavras de Harawi falar de amor (muitas vezes não correspondido), situação de camponês comum, privações de órfãos, etc Melodias são principalmente em escala pentatônica menor. (fonte: Wikipédia)

Jarana - é uma dança e uma forma músical originários da península de Yucatá, México. (fonte: Wikipédia)

Jazz - é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes. O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento. (fonte: Wikipédia)

Jongo - é uma manifestação cultural de africanos essencialmente rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo. Segundo os jongueiros, o jongo é o "avô" do samba. Inserindo-se no âmbito das chamadas 'danças de umbigada' (sendo portanto aparentada com o 'Semba' ou 'Masemba' de Angola), o Jongo foi trazido para o Brasil por negros bantu, sequestrados para serem vendidos como escravos nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, região compreendida hoje por boa parte do território da República de Angola. Composto por música e dança características (jongoo), animadas por poetas que se desafiam por meio da improvisação, ali, no momento, com cantigas ou pontos enigmáticos, o Jongo tem, provavelmente, como uma de suas origens (pelo menos no que diz respeito à estrutura dos pontos cantados) o tradicional jogo de adivinhas angolano, denominado Jinongonongo. (fonte: Wikipédia)

Joropo - é um estilo musical que se assemelha à valsa, e um acompanhamento de dança, tendo influências africanas e européias. É fundamental gênero pertencente à Venezuela e à Colômbia, especificamente a sua música típica e música crioula. É também o ritmo folclórico mais popular do país: a conhecida canção "Alma Llanera" é um joropo, considerado o hino nacional não oficial da Venezuela. (fonte: Wikipédia)

Kompa - é um ritmo afrocaribenho de origem hatiana e se canta e criolo, Português (Cabo Verde), Francês (Haiti e Antilhas Francesas), Inglês (haitianos em Nova Iorque) e Espanhol. Seus Principais expoentes são: Carimi, Alan Cave, Kompa Kreyol, Daan Junior, Alfredo Payne, Webert Sicot, Nemours Jean Baptiste, Carimi, Profesor CSG, Kassav, Magnum Band e DP Express. (fonte: Wikipédia)

Lambada - é um gênero musical surgido no Pará, na Anos 80, tendo como base o carimbó e a guitarrada, influenciada por ritmos como a cumbia e o merengue. Diversos relatos de paraenses contam que uma emissora local chamava de "Lambadas" as músicas mais vibrantes. O uso pegou, batizando o ritmo cuja paternidade é controversa, motivo de discussão entre músicos e pesquisadores paraenses. Porém, é fato que o músico e compositor de carimbó Pinduca lançou, em 1976, uma música intitulada "Lambada(Sambão)", faixa número 6 do LP "No embalo do carimbó e sirimbó vol. 5". É a primeira gravação de uma música sob o rótulo de "Lambada" na história da música popular brasileira. (fonte: Wikipédia)

Maracatu - é um ritmo musical, conhecido como Baque virado, utilizado pelo Maracatu Nação. É caracterizado principalmente pela percussão forte, em ritmo frenético, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra. A percussão é baseada em tambores grandes, chamados alfaias (pulso do Maracatu), acompanhados de caixas, taróis, ganzás e um gonguê. (fonte: Wikipédia)

Mariachi - é um termo da origem incerta que se aplica geralmente aos grupos artísticos, aos músicos individuais, à música e ao estilo. Com raízes no Estado de Jalisco, na parte ocidental do México, possivelmente de início em uma vila agrícola com o nome de Cocula, e floresceu entre os peões - lavradores e nativos - como um formulário da música popular, conjugando os ritmos e as harmonias provenientes da Europa, os americanos nativos e da África negra. Com o passar dos séculos, os mariachis moldaram o seu excesso musical do skein talvez dois estilos dúzia distintivos das canções, includindo aqueles das regiões diferentes dentro de México. Cantam, por exemplo, boleros, um estilo que inclui Solamente Una Vez. Cantam o lento do ranchera, um estilo executado com o medidor lento e a emoção poderosa mariachis executam os sones, ou canções, de várias regiões através de México; a música do folclórico do balé de várias regiões; e as melodias da dança chamaram o jarabe e o huapango. (fonte: Wikipédia)

Mazurca - é uma dança tradicional de origem polaca, feita por pares formando figuras e desenhos diferentes, em compasso de ¾ e tempo vivo. Característico é o ritmo pontuado, com acento típico no 2º e 3º tempo do compasso. A mazurca é semelhante à oberca, que é uma variante muito rápida. A mazurca era frequentemente utilizada pelos compositores da Polónia da era romântica, como Chopin, Moniuszko ou Wieniawski. Em varios países da América Latina a Mazurca é parte da música folclórica; como por exemplo da Colombia, Uruguay, Panamá e Nicaragua. (fonte: Wikipédia)

Mento - é um estilo de música folclórica jamaicana que antecedeu e teve forte influência sobre outros estilos musicais desse país como o ska, o rocksteady e o reggae. (fonte: Wikipédia)

Merengue - é a dança nacional dominicana, mas também conhecida em Porto Rico, Haiti, Venezuela, Colômbia e em Angola, na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. As suas origem são africanas, tendo sido levada pelos escravos da África Austral (Angola) para os novos territórios das Américas, a sua primeira referência escrita data do século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados, com vocalistas divertidos. Ao nível coreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados. (fonte: Wikipédia)

Milonga - é um estilo de música tradicional em várias partes da América Latina e na Espanha. Deriva da habanera e da guajira cubana e flamenca, assim como o tango. É o ritmo nacional da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul. É também conhecido por Molonga. A milonga originou-se de uma forma de canto e dança da Andaluzia, Espanha, que, nos fins do século XIX, popularizou-se nos subúrbios de Montevidéu e Buenos Aires, nascendo assim o tango. Há versões que atribuem origem africana, tanto que defendem que o termo milonga significaria "palavras" em Bantu. (fonte: Wikipédia)

MPB - Música Popular Brasileira é um gênero musical brasileiro. A MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta. Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock, soul e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a do música pop e do Samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da década de 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Samba reggae. (fonte: Wikipédia)

Murga - é originária da Espanha. O ritmo musical teria surgido em 1906, quando chegou ao Uruguai uma companhia de zarzuela cujos componentes formaram um agrupamento ao qual chamaram La Gaditana e desfilaram pelas ruas de Montevidéu para cantar, dançar e arrecadar dinheiro para as apresentações da companhia. O evento teria inspirado a criação, no ano seguinte, de uma agremiação carnavalesca de uruguaios denominada a "Murga La Gaditana que se va", para parodiar o ocorrido com os artistas espanhóis. A partir daí a palavra murga passou a designar esses grupos, que com o passar do tempo agregaram à música que tocavam elementos do candombe e de outros ritmos de origem africana. A proximidade com o Uruguai fez com que surgisse à mesma época a murga portenha, a qual se difundiria por toda a Argentina. Atualmente, é manifestação presente no carnaval de diversas cidades espanholas, uruguaias, chilenas e argentinas. (fonte: Wikipédia)

Música Andina - é um termo que se aplica a uma vasta gama de gêneros músicas originados na Cordilheira dos Andes, aproximadamente na área dominada pelos incas antes do contato europeu. Esta área inclui integramente a Bolívia, norte do Chile, norte da Argentina, serras do Equador e o sul do Peru. É tocada com uma gama variada de instrumentos nativos. Em algumas regiões e países, caracteriza-se pela interpretação com instrumentos como a flauta de pã, a quena, o charango e o tambor. Em outros lugares, os instrumentos básicos são o requinto (espécie de cavaquinho com altas notas melódicas), o violão, o triplo (espécie de violão com notas agudas), e a bandola. Entre os artistas mais destacados desse estilo musical regional são incluidos os grupos bolivianos, peruanos e chilenos como Los Kjarkas, Savia Andina, Alborada, Illapu e Inti-Illimani. (fonte: Wikipédia)

Música Mapuche - é a principal música aborigena no Chile, na atualidade, trata-se da etnia indigina majoritária no país na atualidade. A música tradicional mapuche é principalmente religiosa, contúdo existem composições amorosas e acerca da terra natal, e suas melodias de temperamento monótono e triste. Esta múscia inclue canções só para vozes, outras acompanhadas de instrumentos, ou ainda, exclusivamente instrumentais. (fonte: Wikipédia)

Nueva Canción Chilena - foi um movimento musical chileno que se desenvolveu formalmente durante a década de 1960 até a metade da seguinte. Fortemente enraizada no momento político que vai desde o governo do democrata cristão Eduardo Frei Montalva (1964) até as consequencias da "Unidad Popular" e a derrubada do presidente socialista Salvador Allende em 1973, quando muitos de seus expoentes tiveram que partir para o exílio. Alguns dos artistas que fizeram parte desse processo foram Víctor Jara, Patricio Manns, Isabel Parra, Ángel Parra, Osvaldo «Gitano» Rodríguez, Tito Fernández e os grupos Quilapayún, Inti Illimani, Illapu y Cuncumén, entre varios outros. Estes músicos e investigadores buscaram recuperas a música folclórica tradicional chilena e fundila com os ritmos latinoamericanos, exploranro letras de conteudo social. Violeta Parra é considerada uma precursora do movimento, mas faleceu antes deste adquirir renome. (fonte: Wikipédia)

Pasacalle Andino - é um gênero musical do Equador e Perú. Como o pasillo, o pasacalle é um gênero de origem européia. É uma composição instrumental em que um sujeito curta através do reduzido número de vezes que é de igual dimensão, de cada vez com várias secções contrapõe nítida. No Equador, os pasacalle são tocadas por bandas, tem semelhança com o pasodoble espanhol, que tem seu próprio ritmo, batida e estrutura geral, preservando e destacando a particularidade nacional. No Peru, o pasacalle é mais como uma dança que vem das festas populares. Nas zonas das montanhas o pasacalle é chamado de "Fin de Fiesta", se dança acompanhada por bandas de músicos com instrumentos musicais da região ou moderno. O quíchua termo "Aywalla", que em espanhol significa "Eu vou" ou "Eu estou deixando" é usado para definir a despedida, portanto, o fim de festa ou celebração. (fonte: Wikipédia)

Payada - na Argentina, Uruguai, sul do Brasil e parte do Paraguai, ou paya no Chile, é uma arte poética musical pertencente a cultura hispânica, que adquirio grande desenvolvimento no cone sul da América, na qual uma pessoa o "payador", improvisa um recitado em rima, cantando e acompanhado de uma viola. quando a payada é em dupla, se denomina "contrapunto" e toma a forma de um duelo cantado, no qual cada "payador" deve contestar payando las perguntas de seu adversários, para logo passar a perguntar do mesmo modo. (fonte: Wikipédia)

Plena - é um ritmo originário de Porto Rico. Sua origem se localiza entre os anos de 1915 e 1920, no setor La Joya del Catillo e o baisso de San Antón en Ponce. A plena é uma das expressões auctones mais importantes da música portoriquenha, alcançando todo o territória da ilha, chgando inclusive a fortalecer-se em circulos portorriquenhos fora do país. A Plena junto a Bomba, a Trova e a dança compo~e os quatro pilares da música autoctone de Porto Rico. (fonte: Wikipédia)

Polca - é uma dança popular que surgiu na Bohemia em 1830, como uma derivação direta do minueto. No Chile, Estados Unidos, México, Colombia, Perú, Argentina e Uruguai se desenvolveram variações, desde sua chegada em meados do século XIX, mesclando-se a las músicas folclóricas nacionais. No Paraguai existe a Polka Paraguaya ou purahéi, cujo nome deriva da polca européia, mas cujo os ritmos, melodias, harmonias e contraponto não guardam relação com a mesma, pois a polka paraguaya combina ritmos ternários, binários e síncopas. (fonte: Wikipédia)

Pop - é geralmente entendida como a música gravada para fins comerciais, muitas vezes direcionada a uma audiência juvenil e que em sua maioria consiste de canções relativamente curtas e simples com o uso de inovações tecnológicas para produzir novas formas de composição em temas atuais. (fonte: Wikipédia)

Porro - é um ritmo musical da costa caribenha da colombia, tradicional dos departamentos de Córdoba, Bolívar, Atrântico e Sucre. Possue um ritmo alegre e festeiro, ideais para a dança em pares. Se executa em compasso 2/4 (o mesmo do pasodoble e do tango), enquanto há quem sustende que seu verdadeiro compasso seja 4/4 (igual ao samba). (fonte: Wikipédia)

Punk - desde suas origem até os dias de hoje a música punk passou por diversas mudanças e sub-divisões, englobando características que vão desde o pop rock irônico e politicamente indiferente, ao ruidoso discurso político panfletário, entre outras características. Apesar disso, nos diversos estilos de música punk o caráter anti-social e/ou socialmente crítico é bastante recorrente e a ausência destas características é vista por alguns como justificativa para o não-reconhecimento de uma banda como sendo do estilo punk. Estilos muito distintos do punk rock também são desconsiderados com frequência. (fonte: Wikipédia)

Punta - é uma forma de dança e música própria da etnica garifuna em suas celebrações e festividades. Se encontra difundida em Honduras, Belize, Guatmala, Nicaraguá e El Salvador. É uma fas formas músicais mais importantes da américa central, hoje em dia. (fonte: Wikipédia)

Reggae - é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960. Embora por vezes seja usado num sentido mais amplo para se referir à maior parte dos tipos de música jamaicana, o termo reggae indica mais especificamente um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do ska e do rocksteady. O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente. O cantor e compositor Bob Marley é o ícone deste estilo musical. (fonte: Wikipédia)

Repente - é uma tradição folclórica brasileira cuja origem remonta aos trovadores medievais. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é uma mescla entre poesia e música na qual predomina o improviso – a criação de versos "de repente". O repente possui diversos modelos de métrica e rima, e seu canto costuma ser acompanhado de instrumentos musicais. Quando o instrumento usado é o pandeiro, o repente é chamado de coco de embolada; acompanhado de viola caipira ou de rabeca , denomina-se Cantoria; cantado sem acompanhamento musical, nomeia-se entoada, toada ou aboio. (fonte: Wikipédia)

Rumba - é uma dança cubana em compasso binário e de ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao flamenco. No flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraente, de certa forma alegre e de caráter menos misterioso do que os outros palos flamencos, como seria o caso da bulería, por exemplo. Em termos da melodia, a escala menor harmônica não é tão utilizada quanto nos outros palos, sendo que geralmente uma escala diatônica predomina e interage em breves momentos com a menor harmônica em suas notas ciganas (o que de certo modo ajuda a manter as características do flamenco nesse estilo diferente). Um bom exemplo de rumba (como palo flamenco) é a canção Entre Dos Águas composta por Paco de Lucía. A influência de outros estilos musicais no flamenco ocorreu majoritariamente no início do século XX, enriquecendo-o e o popularizando-o no resto do mundo. (fonte: Wikipédia)

Salsa - é uma mescla de ritmos afro-cubanos, tais como o son montuno, o mambo, cha cha cha, e a rumba cubanos. Fontes dizem que a salsa nasceu nos bairros de Nova Iorque por volta dos 1971. Mas a verdade é que a Salsa surgiu depois que a banda La Sonora Matancera saiu de Cuba, durante a revolução cubana e se instalou no México, foram eles que criaram o nome Salsa, Sonora Matancera é considerado como The Beatles Latinos. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário. (fonte: Wikipédia)

Samba - é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas (Angola) surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca. (fonte: Wikipédia)

Sertanejo - ou caipira é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910, por compositores rurais e urbanos, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante. (fonte: Wikipédia)

Ska - é um gênero musical que teve a sua origem na Jamaica no final da década de 1950, combinando elementos caribenhos como o mento e o calipso e estadunidenses como o jazz, jump blues e rhythm and blues. Foi o precursor do rocksteady e do reggae. As suas letras trazem sinais de insatisfação, abordando temas como marginalidade, discriminação, a vida dura da classe trabalhadora, e acima de tudo a diversão em harmonia. (fonte: Wikipédia)

Son - é um genero musical originário do leste de Cuba que compreende as provincias de Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Las Tunas e Granma. Apresenta elementos da música bantú e espanhola, o Son surge ao final do séculoa XIX. Sua origem esta intimamente vinculado ao Changüi, considerado como o ritmo mãe do Son. Sua evolução deu origem a outros gêneros como o Son Montuno, o Mambo e a Salsa. Alguns nomes de destaque são Miguel Matamoros, Ñico Saquito, Compay Segundo, Ibrahim Ferrer Planas, Pacho Alonso, Ignacio Piñeiro, Bienvenido Julián Gutiérrez, Arsenio Rodríguez, Celia Cruz, Abelardo Barroso, Beny Moré, Ismael Rivera, Pete "El Conde" Rodríguez, Monguito, Faustino Oramas "El Guayabero", Dúo Los Compadres, Roberto Faz e Miguelito Cuní. (fonte: Wikipédia)

Tango - é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". (fonte: Wikipédia)

Trova - "nasceu nas çanções que difundiam os trovadores (do sul da França) e os troveros (do norte da França) medievais. No século XV estas canções entraram na península ibérica. A trova em Porto Rico é considerada pioneira nas Américas, junto a Bomba e a Plena é a música autóctone desta ilha, trata-se essencialmente de uma arte de improvisação. Se destavam os artistas esús Sanchez Erazo mais conhecido como Chuito el de Bayamon, Florencio Morales Ramos ""Ramito el Cantor de la Montaña"", Ernestina Reyes ""La Calandria"", Andres Jimenez ""El Jibarito"" e Jose Liquet ""El gallito kikiriki de Mayaguez"". Na Colombia a trova é uma arte de improvisação, que recebe nomes segundo a região: em Antioquia e Viejo Caldas é conhecida como trova paisa, enquanto que em Llanos Orientales é contrapunteo, em Santanderes é torbellinos, em Boyacá é guabinas, na costa atlântica é piquerías e em Huila e Tolima chama-se rajaleñas. No Perú a época do Império Inca exisitiam poetas ambulantes chamados Arauiks (em quichua). Depois da invasão espanhola surgiram varios movimentos rebeldes de expressão popular, como o chamado Taki ongoi, uma dança acompanhada de letras de carácter reivindicatório, que os espanhós cpmsideravam subversiva. Seus participantes eram trovadores-bailarinos que iam de povoado em povoado recordando a grandeza que havia sido o Império Inca e que este tinha que retornar para expulsar os invasores espanhóis, ou seja, tratavasse de uma música de protesto, razão pela qual foi combatida e suprimida. Una trova mais recente é a huayano ""Flor de retama"" do trovador Ricardo Dolorier, que hace referência a um massacre perpetrado em 1969 pelas Forças Armadas Peruanas (a époco no governo) contra um protesto estudantil. Os trovadores peruanos mais conhecidos são Daniel F, Jorge Millones, Caroline Cruz e Enrique Mesias. A trova em Cuba é uma das facetas mais interessantes da cultura musical. Depois da trova cubana de meados do século XX, surgi a Nova Trova Cubana, da qual Silvio Rodrígues e Pablo Milanés são os maiores expoentes. Se baseia principalmente em viola e voz, e as letras tem um conteudo social relacionado com a Revolução de 1959. O termo trova e trovador também se utiliza em outros países como México ou Chile mas se refere a um estilo de música que nada tem a ver com as caracteristiaca da trova colombiana, nestes lugares a trova é uma música de protesto que muitas vezes incluem gêneros como o rock. (fonte: Wikipédia)"

Vallenato - é um gênero musical autoctone da costa do caribe colombiana com centro na antigua provincia de Padilla (atualmente sul de Guajira, norte de Cesar e leste de Magdalena) e uma variante importante na região sabanera dos departamenteos de Bolívar, Sucre e Córdoba. Sua popularidade se extende hoje a todas as regiões do país e países vizinhos como Panamá, Venezuela, Equador e México. (fonte: Wikipédia)

Vanerão - nasceu de Origem Alemâ e se desenvolveu no Rio Grande Do Sul. Ao lado do xote, do bugio e do fandango, tornou-se uma das danças mais populares do Rio Grande do Sul. Quanto à forma musical, o vanerão pode ser construído em três partes (rondó), utilizado em ritmos tradicionais brasileiros como o choro e a valsa. Quando cantado, dependendo do andamento e da divisão rítmica da melodia, exige boa e rápida dicção por parte dos intérpretes. O Vanerão com sua vivacidade exige bastante energia, tantos dos músicos, como dos bailadores. Os passos do Vaneirão devem ser executados em quatro movimentos para cada lado, o conhecido dois pra lá e dois pra cá. Na dança as pessoas usam roupas originárias da Europa e Oriente Médio. (fonte: Wikipédia)

Yaraví - é um gênero musical mestiço que provém de "harawi" inca e de poesia pré-romantica espanhola. Se expande por grande parte do Perú, sendo Arequipa, Huamanga, Cusco e Huánuco, los departamentos onde se cultiva com mais raíz e em diferentes estilos, especialmente de Arequipa. Originalmente, o harawi pré-colombianao era um canto ritual elegíaco, de despedida ou fúnebre, não só restrito ao amoroso. O yaraví mestiço começou a se fortalecer no começo do século XIX, se fazendo mais romântico, ligado as nostalgias do amor distante ou perdido. (fonte: Wikipédia)

Zamacueca - é um antigo estilo musical e de dança do Perú, foi a origem da Cueca, da Zamba e da Marinera. Sua más antigua representação provém dos séculos XVI e XVII onde esta forma musical mestiça começa a destacar-se entre os bairros de classe média. Musicalmente deriva da mistura musical e de dança trazidos por ciganos, escravos de angola e mulatos que entre os séculos XVI e XVII eram bastante numerosos na cidade de Lima e em toda costa norte do Perú. (fonte: Wikipédia)

Zamba - é um gênero musical folclórico originado no Perú e que ainda se baila ao natural en noroeste da Argentina, e também na região sul da Bolivia (Tarija). FOi proposta para que seja considerada a dança nacional da Argentina. (fonte: Wikipédia)

Zarzuela - é um gênero lírico-dramático espanhol em que se alternam cenas faladas, outras cantadas e danças incorporados. Acredita-se que o nome deriva do pavilhão de caça homônimo, próximo a Madrid, onde no século XVII eram encenadas estas apresentações à corte espanhola. Com Judas e Zaqueu no Colégio sao carelos As zarzuelas também tiveram eco em Cuba, onde mesclaram o estilo espanhol e elementos autóctones. (fonte: Wikipédia)

Zouk - é um gênero musical originário das Antilhas (Guadalupe e Martinica). Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte e região nordeste do Brasil, especialmente no Pará, Amapá e Bahia, precisamente em Porto Seguro. Este género, praticado nas Antilhas francesas (Guadalupe e Martinica), na Guiana Francesa e também em Santa Lúcia. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em crioulo das Antilhas. Os criadores do Zouk foram o grupo Kassav' que misturaram o Calipso, um estilo musical afro-caribenho, e a Makossa, um estilo musical originário das regiões urbanas do Camarões, ganhando o nome de Zouk na Europa, em 1985, através da música "Zouk la sé sèl médickaman nou ni" que cunhou o estilo com o nome Zouk. É de notar que Zouk não era o nome do estilo musical, de facto os Kassav' nunca tinham atribuído esse nome ao estilo que desenvolveram, significando Zouk em Crioulo do Haiti, festa. Por outras palavras o nome da musica em português é "A festa é o único medicamento que temos". Como em França pouca gente entendia o Crioulo, e o nome que sobressaia do titulo era Zouk, o estilo passou a ser conhecido por Zouk. (fonte: Wikipédia)