sábado, 15 de setembro de 2012

Quando a imagem é tão incrível quanto a música


Um bom álbum quando acompanhado de uma boa capa ou um conceito gráfico criativo sempre causa um grande impacto. Um projeto interessante é o CD e DVD da Omara Portuondo e Maria Bethânia, que foi lançado em 2008. O projeto gráfico ficou por conta do artista plástico Gringo Cardia, que já foi responsável por várias capas de CDs de músicos brasileiros.  Em um mundo em que tudo é tão padronizado, lembro que causou um grande choque a caixa grande com o cd exposto na loja.
Não é necessário mencionar que a gravação é impecável e mesmo após 4 anos é comum escutar Só Vendo Que Beleza (Marambaia) na rádio. Sinal de que música boa não tem data de validade.
Falando em Omara não tem como não falar do Buenas Vista Social Club e o documentário incrível filmado por Wim Wenders com os músicos cubanos Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz e ela. O documentário rendeu prêmios e reprojetou os músicos para antigos e novos públicos. O filme capta todo o esplendor da música e da alma desses artistas. Quando assisti ao documentário há alguns anos, além de ter contato com algo totalmente desconhecido e muito singular, percebi a leveza que aqueles músicos cantam e encaram a vida algo muito semelhante da maioria dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário