terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Artistas estrangeiros traçam estratégias para o mercado brasileiro

                                                                                           Foto: Fabrício Vianna

Com a crise financeira na Europa e nos Estados Unidos e a estabilização política e financeira no país, cresceu o interesse de investidores no Brasil. A indústria de entretenimento que não é boba e nem nada também quer esse filão. Em 2011, o jornal Folha de São Paulo, publicou que foram realizados 506 shows no país, o crescimento de 116% em comparação a 2010, onde os brasileiros puderam assistir a 234 shows. Esse dado de crescimento não é a questão e sim as ações de bandas latinas para ganharem o mercado no Brasil.
Em julho de 2012, foi noticiado que o Residente, do Calle 13, estava fazendo aulas de português, inglês e francês para compor nesses idiomas. O grupo já havia demonstrado interesse pelo português quando gravou Latinoamérica com Maria Rita. No começo do mês de novembro a banda realizou uma única apresentação, em São Paulo, sendo que foi necessária a mudança de local do show devido à procura por ingressos.
Outro exemplo de empenho em se tornar mais popular no país é da banda mexicana Maná. Desde o final de outubro até a segunda semana de novembro a banda pop ficou no Brasil para shows e entrevistas. Os mexicanos lançaram o álbum “Você é a minha religião” apenas para o público brasileiro. O disco conta com grandes sucessos do grupo e também a participação dos músicos brasileiros Jorge & Mateus, Thiaguinho, Luan Santana e Jota Quest.
A artista que mais teve êxito em conquistar o publicou brasileiro ainda no começo de carreira foi a Shakira. No final dos anos 90 Shakira ganhou inúmeros fãs brasileiros antes de partir para o mercado americano. Puxando pela memória ela já possui uma carreira consistente nos países vizinhos quando investiu no Brasil. Durante esse período a cantora concedeu muitas entrevistas para as TVs e rádios, sem fazer distinção de emissora, além do esforço em falar em português, ações de marketing e shows constantes.
Quais estratégias vocês acham as mais acertadas? Aguardamos pelos próximos capítulos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário