segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

La Dinastia Scorpio é o cd perfeito para pegar a estrada no final do ano


A banda argentina El Mató a un Policía Motorizado lançou no final do mês de novembro o cd La Dinastia Scorpio. No site oficial eles disponibilizaram a música El Magnetismo para os fãs.  Deixo a dica para o pessoal que vai pegar a estrada nesse final de ano que escute o cd durante as horas na direção. Os caras alternam as batidas da música, ou seja, você não tem vontade de ficar mudando de faixa a cada 15 segundos.
Talvez a influência desse som fluído e interessante seja por conta do Pixies, Ramones, Weezer, Sonic Youth e Velvet Underground. Afinal as respectivas bandas mencionadas possuem predicados para lá de consistente e mesclar um trabalho autoral com as qualidades de cada banda citada dificilmente pode sair algo ruim.
No ano passado os meninos do El Mató lançaram o primeiro cd de coletânea para o mercado brasileiro. Vamos ver se no próximo ano eles não passam por aqui.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Vai um copo de Fernet com Coca Cola aí?

 
                                                          Interação etilica na América Latina



Estou em falta com o cenário musical argentino, porém esse post é mais um mezzo sobre música e mezzo sobre cultura, pois o texto a seguir trará informações sobre a banda Vilma Palma e Vampiros e também sobre o Fernet, bebida muito consumida por lá. A maioria dos brasileiros acredita que o vinho é a bebida símbolo da Argentina, mas estão enganados, a bebida emblemática deles nas baladinhas, encontros casuais e afins é o Fernet com Coca Cola.
Agora vocês me perguntam e o que isso tem haver com a música. A bebida tornou-se o nome de uma música da banda pop Vilma Palma e Vampiros. A banda formada, em 1990, ainda continua na ativa sendo sua última turnê realizada em 2010.
Sobre a bebida posso garantir que ela pura é amarga e muito forte, mas com muito gelo e Coca Cola fica interessante, quem bebeu Biotônico Fontoura na infância vai curtir a experiência. O Fernet era consumido pelos italianos no final do século XIX como remedinho para digestão. A bebida foi levada para a Argentina pelos imigrantes italianos, país do qual surgiu esse líquido tão apreciado pelos nossos vizinhos. Caso tenha ficado curioso sobre a bebida recomendo moderação, pois o Fernet tem teor alcoólico de 40%.


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Belize paraíso caribenho dentro da América Central

                                                    Foto: Tim O'Malley

Têm dias em que pensamos em tudo o que poderia ser, mas que por algum infortúnio nunca ocorrerá. Na semana passada me indicaram um cantor de Belize, local do qual eu não tinha nenhuma informação e por isso houve estranhamento no primeiro momento. A primeira música que escutei foi Lidan Aban (Together) e rolou uma empatia. Logo coloquei o nome Andy Palacio e Belize no Google, eis que surge o resultado falecido, em 2008, aos 47 anos. Fiquei pensando em tudo que ele poderia vir a criar.
Como não adianta remoer e sim tocar a vida, divido com vocês o pouco que sei sobre o cantor. Andy Palacio cantava em inglês e em garífuna – língua crioula baseada em elementos do idioma indígena aruaque, kallínagu, francês, inglês e palavras de origem africanas.
O músico era defensor da valorização e divulgação do idioma garífuna. Em sua obra é possível perceber a mistura de ritmos caribenhos, hispânicos e garifunas. O último álbum lançado por Andy Palacio foi Wátina, em 2007, que contou com a participação de importantes músicos de origem garifuna.




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Artistas estrangeiros traçam estratégias para o mercado brasileiro

                                                                                           Foto: Fabrício Vianna

Com a crise financeira na Europa e nos Estados Unidos e a estabilização política e financeira no país, cresceu o interesse de investidores no Brasil. A indústria de entretenimento que não é boba e nem nada também quer esse filão. Em 2011, o jornal Folha de São Paulo, publicou que foram realizados 506 shows no país, o crescimento de 116% em comparação a 2010, onde os brasileiros puderam assistir a 234 shows. Esse dado de crescimento não é a questão e sim as ações de bandas latinas para ganharem o mercado no Brasil.
Em julho de 2012, foi noticiado que o Residente, do Calle 13, estava fazendo aulas de português, inglês e francês para compor nesses idiomas. O grupo já havia demonstrado interesse pelo português quando gravou Latinoamérica com Maria Rita. No começo do mês de novembro a banda realizou uma única apresentação, em São Paulo, sendo que foi necessária a mudança de local do show devido à procura por ingressos.
Outro exemplo de empenho em se tornar mais popular no país é da banda mexicana Maná. Desde o final de outubro até a segunda semana de novembro a banda pop ficou no Brasil para shows e entrevistas. Os mexicanos lançaram o álbum “Você é a minha religião” apenas para o público brasileiro. O disco conta com grandes sucessos do grupo e também a participação dos músicos brasileiros Jorge & Mateus, Thiaguinho, Luan Santana e Jota Quest.
A artista que mais teve êxito em conquistar o publicou brasileiro ainda no começo de carreira foi a Shakira. No final dos anos 90 Shakira ganhou inúmeros fãs brasileiros antes de partir para o mercado americano. Puxando pela memória ela já possui uma carreira consistente nos países vizinhos quando investiu no Brasil. Durante esse período a cantora concedeu muitas entrevistas para as TVs e rádios, sem fazer distinção de emissora, além do esforço em falar em português, ações de marketing e shows constantes.
Quais estratégias vocês acham as mais acertadas? Aguardamos pelos próximos capítulos.  

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Camila Moreno lança seu terceiro disco em dezembro

                                                      Foto: Divulgação

Estou atrasada, estou atrasada! Depois de tanto tempo sem escrever posso copiar a fala do personagem do Senhor Coelho, de Alice no País das Maravilhas, mas por sorte, estou adiantada.  Isso por que o lançamento do novo disco de Camila Moreno está programado para o dia 21 de dezembro.
Após tanto tempo sem escrever estou um pouco acelerada, então vou recapitular. Camila Moreno é uma cantora chilena, que possui dois CDs gravados, sendo o seu primeiro disco Almismotiempo divulgado em 2009. A conta é a seguinte com o lançamento de Panal, a média é de um cd por ano. Nesses três anos participou de festivais importantes e da trilha sonora da série Prófugos.
Camila Moreno mistura as influências da música folclórica chilena e rock, por vezes a chamam de folclorista e outras de indie, porém o rótulo é um detalhe. O importante a ser avaliado são suas belas letras e melodias.
O novo álbum Panal foi produzido com recursos captados pelo sistema de crowfunding, que é um financiamento coletivo, onde as pessoas podem contribuir para a realização de um projeto. Os fãs da cantora que contribuíram puderam escolher as suas recompensas de acordo com o valor de sua colaboração.
Sobre o novo disco a cantora afirma que esse trabalho é mais denso, planejado e complexo. O novo clip Incendié foi lançado, em 21 de novembro. O vídeo é uma animação muito bem feita, mas que lembra um pouco o clip Human Behaviour, da Bjork. Assista aos dois vídeos e tire as suas conclusões.