segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Na frequência do rádio

Adoro escutar os programas das rádios, gosto da falta de controle da seleção da música, o frisson que sinto quando estou de mal comigo e com o mundo e toca algo que me dá aquela força ou uma canção que só me faz lembrar algo especial.
No mês passado descobri a mais nova sintonia e que para facilitar a minha vida é uma rádio online. A rádio Música Chilena http://radio.musicachilena.cl/ foi lançada em 15 de agosto e só toca música nacional.
A programação interessante e variedade conta com o rock, jazz e música folclórica chilena. Fica a dica para quem quer saber dos clássicos e novidades musicais do país.



segunda-feira, 17 de junho de 2013

Apelo por músicos independentes





A música em espanhol é um evento recente na minha vida, por isso ainda possuo uma imensa dificuldade em localizar sites interessantes e músicos independentes. O primeiro blog que eu li em português sobre o assunto foi o Mescla Cultural, depois tive que treinar mesmo o espanhol e entrar em jornais, revistas, sites  de gravadoras, podcast e rádios.

Embora esse espaço não seja destinado apenas para bandas novas para mim é importante ter o espaço aberto. Por isso, leitores sintam-se à vontade em indicar artistas independentes. O e-mail para contato é: ruidosdasamericas@gmail.com

Aguardo sugestões!

sábado, 15 de junho de 2013

Monsieur Periné mistura antigo e moderno sem perder o tempo


No final do mês de maio teve a Virada Cultural, em São Paulo, e para minha surpresa os colombianos do Monsieur Periné realizaram shows em Campinas, Ribeirão Preto e Caraguatatuba. O som do quinteto possui influência da música francesa, jazz, pop rock e clássicos latinos, mesmo com todas essas referências possuem um som original e não datado.
Em 2012, lançaram Hecho a Mano. Para que os que não conferiram as apresentações do quinteto veja o vídeo, que possui um toque retro:





Monsieur Periné mezcla el antiguo y el moderno sin perder la mano


Tradução: Jorge Henrique Piccolli

 A finales de mayo hubo el giro cultural y para mi sorpresa los colombianos del Monsieur Periné hicieron conciertos en Campinas, Ribeirao Preto y Caraguatatuba. El sonido del quinteto tiene influencia de la música francesa, jazz, rock pop y clásicos latinos, pero, a pesar de todas estas influencias ellos tienen un sonido único y sin quedaren atados a una época.
Para aquellos que no han visto las actuaciones del quinteto, miren a esto video que cuenta con un toque retro:

terça-feira, 11 de junho de 2013

Victor Jara é destaque na Rolling Stone


                                                                                          Foto: Wikipédia


Não gosto de fazer lista ou de classificar pessoas e obras, mas já fazia um tempo que eu queria escrever um post sobre o Victor Jara e quando eu li na Rolling Stone que ele está na lista dos cantores mais rebeldes da história, não me contive.

Jara possui uma história de vida extraordinária que renderiam vários filmes, porém teve a vida precocemente interrompida pela ditadura. A revista afirma que mesmo após ter suas mãos esmagadas e desafiado a cantar, ele provocou os militares cantando uma música de protesto.
O que posso dizer é que não suportaram que um homem das massas que cantava os problemas da sociedade tivesse tanto destaque tanto artístico quanto na universidade, pois Jara lecionou na Universidade do Chile.
Os interessados em conhecer os outros rebeldes eleitos pela revista podem acessar ao site: http://www.rollingstone.com/music/lists/15-rock-roll-rebels-20130603/victor-jara-19691231



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval do outro lado da fronteira

                                             Foto: Viviane Sartorato

Chega ao fim mais um carnaval!
Alegria para uns devido à música, dias de folga, bebedeiras e encontro com os amigos. Muito se fala da origem do carnaval, que remonta ao período antes de Cristo e foi incorporado pela igreja Católica.
Muitos povos celebram essa festa com músicas e trajes diversos. Os nossos vizinhos uruguaios, por exemplo, utiliza a Murga, que lembra um espetáculo de teatro. Os temas tratados com humor variam entre sátiras da sociedade e a política. 
A Murga tradicional surgiu na Espanha e está presente em vários países de colonização espanhola. No Uruguai há registro que o gênero tenha chegado, em 1906, com a companhia espanhola La Gaditana. No ano seguinte a essa passagem os uruguaios parodiaram o ocorrido e criaram a agremiação "Murga La Gaditana que se va". Com o passar do tempo foram incorporados as influências rítmicas africanas.
Segue uma amostra do gênero pela companhia Agarrete Catalina fundada, em 2001.